Origens dos jogos com bola no mundo
Mapa com alguns locais que originaram jogos com bolas no mundo
(Jorginaldo Moreira)
Achados arqueológicos permitem afirmar que um jogo de bola, praticado
com o pé, já era conhecido no Egito e na Babilônia (atual Iraque), há mais de trinta séculos.
Admite-se que tal jogo tinha caráter religioso, a bola simbolizando o sol, para
os egípcios, a lua, para os babilônios, ou ainda maus espíritos que os jovens em certas festividades, procuravam afugentar golpeando com os pés uma bexiga de
boi inflada de ar. Já os hieróglifos no
templo de Osíris no Egito retratam os sacerdotes participando de um jogo muito
semelhante ao handebol
Gravura do Antigo Egito - Brincadeiras com bolas
(Fonte: https://www.fascinioegito.sh06.com/jogos.htm)
Na China surgiu o Tsu-Chu, também chamado de Cuju entre o 2º e o 3º século A.C., embora a sua criação possa remontar a período ainda mais longínquo. O objetivo do jogo consistia em pontapear uma bola de couro, designada por zuqui, através de uma abertura numa rede com cerca de 30 a 40 cm de diâmetro, rede essa que se encontrava suspensa por canas de bambu a cerca de 9 metros do solo. Neste desporto não podia utilizar as mãos, como se pode imaginar, a tarefa dos jogadores não era propriamente fácil, daí que estes fossem reconhecidos como extremamente dotados do ponto de vista técnico.
Jogo do Tsu-Chu
(Fonte: http://www.ponteadriatico.it/)
O Kemari era praticado no Japão, sendo um jogo de chutar uma bolinha, bastante popular no período Heian (794 – 1185). A nobreza adorava e consistia em sustentar “altinhas” em roda, num campo quadrado, com um tipo de árvore em cada canto: cerejeira, macieira, salgueiro e pinheiro. Não havia um número determinado de jogadores, sendo o mais comum entre 6 e 8, podendo chegar ao máximo de 15. A primeira evidência na história do Japão deste jogo foi registrado em 644, e teria chegado a este país através da China, sendo uma derivação do Cuju. No Japão virou mais um ritual xintoísta do que esporte.
Partida de Kemari
(Fonte: http://jojoscope.net/)
O marn-grook era jogado por alguns grupos aborígines em Victoria na Austrália. Os homens e meninos se reuniam alegremente para praticá-lo. A bola costumava ser feita de barbante usando o cabelo retorcido do gambá. A mesma era dada ao ‘melhor’ jogador ou a alguém de ‘nota’ para iniciar o jogo. Os jogadores mais altos e aqueles capazes de pular em altura tinham melhores desempenhos neste desporto. A partida durava horas e os atletas pareciam não se cansar do exercício. Algumas pessoas acreditam que o jogo de marn-grook influenciou o desenvolvimento das regras australianas futebol, mas as evidências não são conclusivas.
Marngrook - Extraído do Australien de William Blandowski
em 142 Photographischen Abbildungen, 1857.
A primeira referência ao epísquiro vem do livro Esferomaquia (Sphairomachia), de Homero, uma obra grega sobre esportes com bolas. Nele é citado este desporto, disputado com os pés, num campo retangular, por duas equipes de onze jogadores. O número desses, porém, podia mudar de acordo com as dimensões do campo, podia-se ter até 17 atletas de cada lado, como acontecia no século I a.C. em Esparta. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com ar e areia, que deveria ser arremessada para as balizas, no fundo de cada lado do campo. Na Grécia antiga também aparece relatos de um jogo denominado de “Urânia”, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, esse também foi citado por Homero na Odisseia.
Imagem da prática do Epísquiro
(Fonte: http://guerrafriapoliticafutebol.blogspot.com/)
O Harpastum, também denominado em certas fontes históricas como Harpustum, era um jogo de bola, disputado com os pés e mãos, jogado pelos romanos, muito popular durante 700 a 800 anos. Era utilizada uma bola pequena, do tamanho de um punho cheio, talvez das mesmas dimensões de uma bola de softball, fabricada com um material de que não chegou registo aos nossos dias, mas que todas as fontes indicam de grande consistência, que tornavam o esférico duro e um pouco pesado.
Jogo de Harpasto
(Fonte: https://aminoapps.com/)
As civilizações antigas do México jogavam o um desporto denominado de “pok-ta-pok” pelos maias, de “ullamaliztli” pelos astecas e de “juego de pelota” pelos conquistadores espanhóis, o jogo de bola mesoamericano foi o mais importante esporte ritualístico das antigas civilizações da Mesoamérica. Podia durar dias terminando, quase sempre, com o sacrifício do capitão ou de toda equipe.
Pok ta Pok jogo mesoamericano
(Fonte: https://paginacinco.blogosfera.uol.com.br/)
Durante a Idade Média, na região onde atualmente fica a França, foi criado o soule, uma versão do harpastum, introduzido pelos romanos entre os anos de 58 e 51 a.C. As regras do soule variavam de região à região, seu nome também, onde era chamado de choule na Picardia. O soule foi um esporte da realeza, praticado pela aristocracia, o rei Henrique II da França, proibiu o jogo, pois o mesmo era violentíssimo e barulhento, ele criou a lei que decretava a proibição desse esporte, e aqueles que o praticassem poderiam ir até para a prisão.
Soule um jogo disputado na França
(Fonte: http://unilahistoria.blogspot.com/)
No ano de 1175 na Grã-Bretanha era jogado o Schrovetide Football, sendo provavelmente uma adaptação das versões romana (harpastum) e francesa (soule). Ele era jogado durante a Schrovetide, que coincide com o nosso carnaval, festa na qual os ingleses comemoram a expulsão dos dinamarqueses. Para tanto, eles saíam à rua chutando uma bola de couro, que simbolizava a cabeça do invasor. Muitas pessoas participavam ao mesmo tempo, sem obedecer nenhuma regra. O resultado era violência descabida, com alguns praticantes cheios de fraturas, sem alguns dentes e até mortos.
Schrovetide Football
(Fonte: https://www.verminososporfutebol.com.br/)
Em 17 fevereiro de 1530, na Piazza Santa Croce, em Florença, ocorreu um dos desafios mais importantes da República Fiorentina ao Imperador Carlos V, quando a população sitiada, por muitos meses pelas tropas imperiais, em desafio e para mostrar aos soldados que eles tinham força suficiente, iniciou um jogo de futebol (Calcio Fiorentino), dando a impressão de não considerarem o exército do Império digno de atenção.
Jogo de Calcio
(Fonte: https://passeiosnatoscana.com/calcio-storico-fiorentino-o-futebol-medieval-de-florenca)
A Inglaterra foi o primeiro país do mundo a desenvolver o futebol codificado proveniente da intenção de várias escolas públicas que queriam competir entre si. As primeiras tentativas de criar códigos únicos começaram provavelmente em 1840 com várias reuniões entre representantes escolares que tinham como intenção criar uma série de regras que satisfizesse à todos. A primeira tentativa foram as regras de Cambridge criadas em 1848; outros desenvolveram suas próprias, sendo Sheffield F.C (1855) e J.CThring (1862) as mais conhecidas. Todas essas foram compiladas em um único conjunto de regras em 1863 quando a associação de futebol foi formada, apesar de outros clubes continuarem jogando sob as regras de Sherffield até 1878.
Futebol na Inglaterra
(Fonte: http://www.footballdream.pt/)
O rúgbi foi um dos novos esportes incorporados aos "Jogos Olímpicos", mas ele existe há quase 200 anos. O rúgbi foi criado oficialmente em 1823 pelo estudante britânico William Webb, que, durante uma partida de futebol, teria pego a bola com as mãos e corrido até o gol.
Jogo de Rugby
(Fonte: https://www.portaldorugby.com.br/)
Na Idade Média, as legiões de cavaleiros jogavam um jogo de bola, o qual era fundamentado em passes e metas, isto foi descrito por Walther von der Vogelwide (1170-1230), que o chamou de “Jogo de Pegar Bola”, que é precursor do atual jogo de handebol. Na França, Rabelais (1494-1533), fala sobre um jogo de handebol em que “Eles jogam bola, usando a palma da mão”. Já onde hoje se
localizam os Estados Unidos os aborígenes praticavam outros jogos como o pasuckuakohowog na
área continental central e o asqaqtuk no Alasca. O Pasuckuakohowog que pode ser
traduzido literalmente como "eles se reúnem para jogar bola com o
pé." Há registros que mostram que ele foi jogado no século XVII, mas acreditam-se que ele foi jogado a muito tempo antes. Vários jogos tinham até
1000 jogadores sendo um esporte perigoso e foi disputado quase como uma guerra. Na Groelândia
existia um desporto com bola que se assemelhava ao futebol e no Paraguai era
praticado o "Manga ñembosarái", palavra expressão em guarani que significa: "jogo de
bola com os pés", era um jogo, no qual se utilizava uma bola de borracha,
bastante similar ao futebol, jogado por nativos na etnia guaranis em reduções
jesuíticas no Paraguai.
Origens do Handebol no Mundo
Mapa de desportos que originaram o handebol
(Jorginaldo Moreira)
O jogo de handebol teve um similar originário na Irlanda e na Escócia, com o registro mais antigo escrito nos estatutos da cidade de Galway, situada na costa oeste da Irlanda, que em 1527 proibia a realização de jogos de bola contra as paredes deste aglomerado urbano, esta cidade tinha muitos laços comerciais com a Espanha, especialmente as regiões bascas, onde o jogo semelhante de Pelota era praticado.
Tivemos uma variação de
desportos praticados com as mãos que resultaram no handebol moderno que
praticamos, os primeiros registros vem da Dinamarca, onde em 1897 o tenente Rasmus
Nicolaj Ernst Petersen (1872-1937) iniciou uma versão de um desporto chamado hândbold quando promoveu uma partida entre os alunos na escola Borger- og
Kommuneskolen de Nyborg. Em 1898 o professor Holger Louis Nielsen criou o Haandbold,
e introduzido no Real Colegio de Ordrup, tendo seus regulamentos publicados na
obra denominada de Wejdlendling Handbold em 1906. No ano de 1905 RN Ernst
passou a lecionar em Helsingør e desenvolveu a modalidade. Pesquisas apontam
que os dois professores não se conheciam e nem sabiam dos desenvolvimentos
esportivos que o outro promovia, até que em 1907 ocorreu o primeiro jogo entre o
Ordrup de Nielsen contra a Escola Superior de Helsingør de R.N. Ernst, com o
placar de 21x0 para Ordup, o técnico adversário, culpou as diferenças nas
regras observadas pelas equipes.
Lápide de R.N. Ernst, pioneiro do handebol,
com data de nascimento e falecimento, no cemitério de Helsingør
(Fonte: https://www.gravsted.dk/person.php?navn=rasmusnicolajernst)
Holger Louis Nielsen (1866-1955), criador do Haandbold
(Fonte: https://teamhandballnews.com)
Equipe de Haandbold
(Fonte: http://travinha.com.br/2011/02/01/handebol-a-historia)
No ano de 1890 surgiu na
Alemanha um jogo chamado de raffballspiel por iniciativa do Sr. Konrad Koch,
com as regras parecidas com as do handebol atual. Em 1892 na República Tcheca é
desenvolvida o Hazena através do professor Kristof Antonin, e tempos depois
surgiu o hádzaná
na Eslováquia. No ano de 1900 ocorreu um festival estudantil na Dinamarca,
sendo apresentado o Haandbold. Já no ano de 1908 foi fundada a Czechoslovakian
Handball Association na cidade de Praga, sendo publicadas as primeiras regras.
Wilhelm Carl Johann Conrad Koch (1846-1911), criador do raffballspiel
(Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Konrad_Koch)
No ano de 1910 a
modalidade passa a ser praticada com onze atletas nos campos dinamarqueses,
alemães, noruegueses e suecos. Nesta década é praticado na Ucrânia um esporte denominado de gandbol. No ano de
1912 o alemão Hirschmann que na época era o secretário da FIFA – Federação
Internacional de Futebol Association, impulsionou a prática do handebol nos
campos de futebol europeus. No continente americano em 25 de agosto de 1918, Antonio Valetta apresenta uma modalidade que ele já vinha desenvolvendo desde 1911, denominada de El Balon em Montevideo no Uruguai.
Wilhelm Hirschmann, secretário da FIFA em 1912
(Fonte:https://www1.sportschau.de)
Antonio Valleta (1882 - 1945), Uruguaio criador do El Balon
(Fonte: https://www.balonuruguayo.com.uy/PDF/Filosofia/1.pdf)
Publicação do El Balón em 1918
(Fonte: https://www.balonuruguayo.com.uy/PDF_2018/comienzos/Reglamento-Original-de-1918.pdf)
O Torball
teve suas origens na Alemanha, sendo criado por Herman Bachmann, e durante a
primeira Guerra Mundial o professor Max Heiser de Berlim reformulou o mesmo que passou a ser praticado pelas operárias da Fábrica Siemens, sendo disputado ao ar
livre e se popularizou influenciando os outros desportos similares, culminando em 1919 na criação do Handball, pelo o alemão Karl Schelenz, tendo
as regras registradas na Federação Alemã de Ginástica.
Edward Max Heiser
(Fonte: https://raphael-martimbian.wixsite.com)
Karl Schelenz, considerado o criador do Handebol
(Fonte: https://www.todamateria.com.br/handebol)
Em 1920 o Diretor da
Escola de Educação Física da Alemanha tornou a modalidade como desporto oficial,
neste ano é fundada a Federação Uruguaia de El Balon. No ano seguinte em 1921, no
dia 15 de outubro, foi a vez da Argentina criar a federação Argentina de El Balon.
No dia 25 de maio de 1922 o campeão argentino Club
Juvencia enfrenta a equipe de Ginástica e Esporte do Uruguai com o
resultado favorável aos uruguaios por 4 a 3. Já no ano seguinte, em 1923 no dia
08 de julho, houve o Campeonato do Rio Prata de "El Balon" onde o Uruguai venceu a Argentina
em Buenos Aires por 7x3. No ano de 1924 devido ao inverno rigoroso na
Europa, a Suécia passa a praticar o handebol de salão e se expandiu pelos
demais países. Em 1925 a Alemanha e Áustria fizeram o primeiro jogo
internacional na Europa, com vitória dos austríacos por 6 x 3.
1922 - Gimnasia y Deportes (Uruguai)
Centinela: Olivera; Guardianes: Moyano, Silveira y Dell' Avo; Retaguardias: Zubieta,
D'Alesio y Castro; Vanguardias: Coán, Guido, Rinaldi, Peppo y Flematti.
(Fonte: https://www.efdeportes.com/efd114/el-balon-un-deporte-con-identidad-uruguaya.htm)
1922 - Club Juvencia (Argentina)
Centinela: Jaime Rouchera; Guardianes: Osvaldo Fontana, Silvestre Arrigo y Ángel Bertani;
Retaguardias: Ricardo Carpos, Robert Carlsson (capitán) y Adolfo Isías;
Vanguardias: Héctor Isías (o Islas), Oscar Saavedra, Agustín Domínguez, Emilio Ruiz y Andrés Dewey.
(Fonte: https://www.efdeportes.com/efd114/el-balon-un-deporte-con-identidad-uruguaya.htm)
No ano de 1928 nas
disputas dos Jogos Olímpicos de Amsterdã foi fundada a Federação Internacional
de Handebol Amador (FIHA) por onze países, isso ocorreu no dia 04 de agosto, ficando a sede desta entidade na cidade de Munique na Alemanha. Já em 1934 o COI - Comitê Olímpico Internacional
decidiu que o handebol de campo seria incluído nos Jogos Olímpicos de Berlim em
1936, onde foi disputado nos gramados com a categoria masculina, sendo campeão a
Alemanha. Já as primeiras edições do campeonato mundial masculino foram disputadas na Alemanha no ano de 1938, os alemães dominaram sendo campeões no handebol de salão ao vencer a Áustria por 5x4, a terceira colocação ficou com a Suécia e a Dinamarca em quarto. Enquanto no handebol de campo a Alemanha alcançou o título ao vencer a Suíça por 23x00, e a Hungria ficou com a medalha de bronze ao derrotar a Suécia por 10x02.
Fôlder da IAHF
1936 - Seleção da Alemanha na final dos Jogos Olímpicos
(Fonte: http://profabianocampos.blogspot.com/p/historia-do-handebol-3.html)
Alemanha X Suíça, final da copa do mudo de 1938
(Fonte: https://www.alamy.com/stock-photo-handball-world-cup-1938-48389594.html)
Seleção da Romênia no mundial de 1938
(Fonte: https://www.siebenbuerger.de/zeitung/artikel/alteartikel/1736-geschichten-rund-um-den-handball-in.html)
A IHF -
Federação Internacional de Handebol foi fundada em 1946, no dia 11 de julho na
cidade de Copenhague na Dinamarca, atualmente a sede fica em Basiléia na Suíça
com 209 nações filiadas. No ano de 1949 a Hungria foi campeão mundial feminino de handebol de campo com a Áustria sendo vice. Aos poucos o handebol de campo foi sendo substituído
pelo handebol de salão, sucumbindo as competições no ano de 1966. Em 1957
ocorreu a I Copa do Mundo feminina de Salão com a Tchecoslováquia sendo campeão. Já em
1976 ocorreu em Montreal no Canadá os Jogos Olímpicos com a inclusão do
handebol para mulheres, sedo campeão a União Soviética.
Logo da IHF
Tchecoslováquia campeão do primeiro mundial feminino em 1957
(Fonte: https://www.cas.sk)
Seleção Feminina da União Soviética na década de 70
(Fonte: http://www.smsport.ru/expo/katalog/sp75/sportsmeni4/)
Nas
competições de clubes a IHF criou o Super Globe, sendo um campeonato que
envolve os campeões de cada confederação continental, a primeira edição masculina
foi disputada em 1997 na Áustria, ficando com o título o CB Cantabria da
Espanha. Já o certame feminino iniciou em 2019 na China, com o Primeiro de
Agosto de Angola sagrando-se campeão mundial.
Logo do CB Cantabria (Espanha)
1º de Agosto (Angola), campeão do Super Globe 2019
(Fonte: https://esporterio.blogspot.com)
Desde 2004
são disputados os mundiais de handebol de praia, no masculino foram campeões o
Egito (2004), o Brasil (2006, 2010, 2012, 2014 e 2018) e Croácia (2008 e 2016).
Já no feminino foram campeões a Rússia (2004), Brasil (2006, 2012 e 2014), Croácia
(2008), Noruega (2010), Espanha (2016) e Grécia (2018).
Mundial de 2014, Brasil X Omã
(Foto: Anderson Stevens - CBHb Photo&Grafia)
São filiadas a IHF seis confederações continentais,
sendo a Confederação Africana de
Handebol (CAHB), fundada em 15 de janeiro 1973 na cidade Nigeriana de Lagos e atualmente com sede na
Costa do Marfim; a Asian Handball Federation (AHF), fundada em 26 de agosto de
1974 em Teerã no Iran; a Oceania Continental Handball Federation (OCHF),
fundada em 21 de abril de 2011, que substituiu a Oceania Handball Confederation
(OHF) criada em 09 de julho de 1993 em Sydney na Austrália; a European Handball
Federation (EHF), fundada em 17 de novembro de 1991, em Berlim na Alemanha, com
sede atualmente na cidade de Viena na Áustria; a Confederação de Handebol da
América do Norte e do Caribe (NACHC), fundada em 13 de abril de 2019 em Santo
Domingos na República Dominicana, com a sede na cidade de Colorado Springs nos
Estados Unidos; e a Confederação de Handebol da América do Sul e Central
(SCAHC), fundada em Cali na Colômbia em 05 de abril de 2019, com a sede em
Santiago no Chile. Essas confederações americanas foram desmembradas da Federação
Pan-Americana de Handebol (PATHF), fundada em 23 de maio de 1977 e suspensa em
14 de janeiro de 2018, que tinha sede em Buenos Aires na Argentina.
Atual divisão continental do handebol no mundo
Fontes:
https://ensinarhistoriajoelza.com.br/jogo-de-bola-combate-mortal/
Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues
Nenhum comentário:
Postar um comentário